Esta é uma daquelas situações que vais aprender nas tuas aulas de condução e que mesmo assim, esperas que nunca te aconteça. Nesta situação tem duas hipóteses: chamar a assistência e aguardar que a venham ajudar ou pores mãos à obra e seguir as nossas dicas.
Antes de mais, o que precisas de ter teu veiculo:
– Macaco para levantar o carro e retirar a roda;
– Chave de rodas para tirar os parafusos;
– Spray lubrificante para desaparafusar facilmente as porcas ou os parafusos das rodas (opcional mas facilita a tarefa)
– Pneu suplente em bom estado.
– Triangulo sinalizador e colete refletor (esteja na estrada)
Vamos então aos passos:
1 ) Uma das mais importantes notas é se te encontrares na estrada, antes de mudares o pneu, é obrigatório sinalizar o local colocando o triângulo a 30 metros, e vestir o colete refletor.
2) Certifica-te que o veículo encontra-se num lugar plano, estável e seguro para estacionar e trocar o pneu. A superfície tem de ser sólida e regular, que não permita que o carro deslize.
3) Puxar bem o travão de mão e colocar a mudança em primeira ou em marcha à ré.
4) Junto ao pneu, deverás encontrar uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para recebê-lo. Encaixa o macaco e levanta-o até que se apoie o carro (sem levantá-lo do chão). Quando parecer que o veículo está firmemente apoiado, verifica se o macaco está perpendicular ao chão.
5) Está na hora de usar lubrificante nos parafusos e porcas ( opcional ) de modo a conseguir desenrosca-los ( sentido anti-horário). Não os soltes totalmente.
6) Volta ao macaco e agora com a alavanca faz o carro levantar-se do chão. Apenas o suficiente para conseguires tirar a roda e o carro ficar suspenso e bem preso.
7) Retira agora os parafusos e o pneu furado e colocando-o sob o veículo — caso o macaco venha a ceder, ele amortecerá a queda, diminuindo o risco de acidentes.
8) Coloca o pneu suplente no eixo e aperta os parafusos à mão até onde conseguir. ( sentido ponteiros do relógio) Eles devem girar com facilidade no início.
9) Ao abaixar o carro, não deixes que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperta os parafusos o máximo possível.
10) Termina de descer o carro e retira o macaco. Acaba de apertar os parafusos e encaixa o tampão na roda. Por fim, guarda o pneu furado no porta-bagagem para proceder à reciclagem.
Nota: Tem em atenção que a vida útil de um pneu suplente é muito curta e está apenas estimada para fazer uma viagem curta até a um ponto onde possam substituir por um pneu dito “normal”. Para além de que, deves respeitar a velocidade máxima marcada no mesmo de modo a não colocares a tua segurança em risco.
Ainda com dúvidas? Fala com o teu instrutor e pede que ele te demonstre como se faz. Vais ver que não é assim tão difícil como parece.